Share |

Moção BE Montijo - alimentação escolar

P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 115%; widows: 2; orphans: 2; }P.western { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }P.cjk { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }P.ctl { font-family: "Times New Roman",serif; font-size: 11pt; }

O ano escolar iniciou-se. Crianças e jovens regressam às escolas, colorindo as ruas da cidade e alegrando os pátios escolares, renovando a celebração do encontro com o Saber e com a Amizade.

A Assembleia de Municipal de Montijo saúda todos quantos, independentemente da idade, iniciam ou regressam à Escola, a todos desejamos os melhores êxitos escolares e pessoais.

Nesta saudação, abraçam-se também os dedicados corpos docentes e todos os trabalhadores sem a colaboração dos quais a Escola não cumpriria a sua meritória função.

O dia de abertura das aulas será, por um lado, como já se registou, um momento de alegria, mas será também de inquietação e de expectativa, emoções que invadirão as crianças pela descoberta do novo mundo que se abrirá ao iniciarem o seu percurso na saudosa Escola Primária, hoje denominada de 1.º Ciclo.

Cabe-nos enquanto comunidade, e, no caso particular, como representantes da mesma, garantir as melhores condições para que as crianças e os jovens bem desempenhem o seu papel de estudantes.

A abertura do ano escolar, no Montijo, poderá ficar ensobrada por uma nuvem negra, que pairará sobre algumas crianças que correm o risco de lhes ver negada uma das mais importantes componentes para o sucesso escolar e equilíbrio emocional - a refeição escolar - devido às dívidas acumuladas pelos pais que não liquidaram o pagamento das refeições no ano transacto.

O Bloco de Esquerda repudia veementemente que as crianças possam ser utilizadas como chantagem para a cobrança das dívidas parentais.

A palavra EDUCAÇÃO, não pode ser utilizada só para engrandecer o discurso, antes deverá ser uma prática constante por quem tem responsabilidades na educação das nossas crianças. Nada deverá faltar a quem frequenta os estabelecimentos de ensino escolar no concelho do Montijo, boa educação, instalações condignas e integradas, material escolar, alimentação e segurança de quem no futuro irá ter em mãos os destinos do município e do país.

Haverá, certamente, inúmeros fundamentos, uns mais atendíveis do que outros, que terão levado as famílias ao incumprimento. Cabe à CM Montijo utilizar os recursos e serviços de que dispõe para que quem tem dividas as possa cumprir ou caso seja necessário e atendendo a cada situação especifica encontrar-se uma solução.

Em todo o caso as crianças nunca deverão ser utilizadas como moeda de troca na resolução das dívidas. Nunca lhes deverá ser negado o direito à alimentação escolar, quantas vezes e dolorosamente, a única a que têm acesso ao longo do dia.

Por todo o exposto,

A Assembleia Municipal de Montijo repudia veementemente que as crianças fiquem sem alimentação escolar condigna devido às dívidas parentais e que se negue a alimentação escolar a que têm direito.

 

Montijo, 14 de Setembro de 2013