Share |

A água em Setúbal tem de voltar a ser pública

Mariana Aiveca, candidata à Câmara Municipal de Setúbal
Paulete Matos

P { margin-bottom: 0.21cm; }

A candidata do BE, Mariana Aiveca, referiu o difícil contexto em que estas eleições decorrem, as primeiras do pós Troika e do governo PSD/CDS que têm nos últimos dois anos agravado a vida das pessoas atacando os direitos do trabalho, pelo abaixamento do seu valor, o ataque aos pensionistas e idosos, a destruição dos serviços públicos. Devem por isso ser penalizados nas urnas. Cada voto no PSD/CDS é um voto na politica do empobrecimento, na precariedade que atinge toda uma geração, no ataque à escola pública .

Exaltou os compromissos do BE destacando o retorno à gestão publica da água, renegociando o contrato com as Àguas do Sado, cuja responsabilidade é da gestão do PS mas que o PCP nada tem feito para aliviar a factura aos munícipes de Setúbal que pagam a água mais cara do distrito. “As Águas do Sado têm obtido chorudos lucros com este contrato de concessão. Ora se a gestão fosse pública permitiria não só baixar o valor a pagar pelos setubalenses e azeitonenses como também contribuiria para responder à situação de emergência social em que milhares de pessoas se encontram.”

Mariana Aiveca destacou ainda a baixa da taxa do IMI para os valores mínimos. Os aumentos de 300% e mais de que muitas famílias foram alvo em consequência da alteração da reavaliação dos imóveis implica um acréscimo enorme deste imposto ainda por quantificar já que a autarquia ainda não o fez.

Trouxe exemplos dramáticos de famílias a quem a água foi cortada por dificuldades financeiras e a quem a empresa está a pedir valores elevadíssimos para repor o serviço. “Falamos de um exemplo de uma família cujo rendimento são 285 euros de RSI com dois filhos menores.”

Deu destaque também à deficiente rede de transportes e ao valor dos bilhetes “Quem se deslocar do Vale Ana Gomes para Setúbal paga de bilhete tanto como uma deslocação a Lisboa”

Mariana Aiveca salientou a confiança na candidatura do BE e no apoio dos setubalense e azeitonenes. “Estamos confiantes no aumento da votação, queremos ter representação na vereação e aumentar os deputados municipais e de freguesia. É possível mais Esquerda no concelho de Setúbal. Confiança, garra, propostas concretas são que queremos transmitir. E sabemos que não estamos sozinhos neste combate.”

Mais Imagens: