Share |

Despejo do bairro da antiga Mecânica Setubalense

Dezenas de famílias de Setúbal desalojadas à força

Ocorreu pelas 8h desta quinta-feira, o despejo do bairro da antiga Mecânica Setubalense em Setúbal. Envolvido por forte aparato policial, o despejo, promovido pela Segurança Social, foi feito sem que tenha sido dada aos moradores uma alternativa a longo prazo, atirando para a rua cerca de 40 famílias.

Após um aviso de despejo que expirava no passado dia 30 de Junho e após longas negociações com a Segurança Social e outras entidades, como Junta de Freguesia de S.Sebastião e Câmara Municipal, deu-se o evento mais esperado: um despejo sem alternativa para a maioria dos moradores.

Sabendo que apenas 8 famílias foram realojadas, a maioria da população ficou sem alternativas viáveis, restando-lhes apenas as duas noites que a Segurança Social «caridosamente» lhes dá em pensões de Setúbal e Alcântara (Lisboa). Para além disso, muitos dos seus pertences existentes nas casas não foram possíveis de recuperar e móveis e electrodomésticos ficaram amontoados num armazém.

Em vez de integrar as pessoas, tanto o município de Setúbal como a Segurança Social preferiram marginalizar estas famílias, tirando-lhes casas, pertences e laços sociais ali construídos. Quem tinha a sua vida construída em Setúbal terá um de dois cenários: ou fica em Setúbal sem apoio nenhum; ou tendo a possibilidade de receber apoio será certamente realojado fora do seu espaço de sociabilidade, tendo que recomeçar toda a sua vida.

É contra isto e em solidariedade com estas famílias que o Bloco de Esquerda se insurge. Alertamos para a incerteza e o sofrimento destas pessoas que, a partir de hoje ou a partir do próximo fim-de-semana se encontrarão desprotegidas e abandonadas.