Share |

Bloco defende “direito à habitação” junto de famílias ameaçadas de despejo

Na tarde de sábado, a campanha bloquista reuniu com famílias de Vendas de Azeitão e Pinhal de Negreiros em risco de perderem as casas por causa da insolvência de uma cooperativa de habitação. A candidata do Bloco por Setúbal, Joana Mortágua, ouviu ao lado de Catarina Martins a história destas famílias que arriscam ficar sem a casa que já pagaram.

Joana Mortágua começou por falar das “famílias que ficaram com as casas em leilão” em Pinhal de Negreiros, Azeitão, sublinhando que “o governo quer pôr a culpa nas famílias, enquanto “endivida o país”. 

Já Catarina Martins afirmou que "Este caso, infelizmente, é bastante emblemático do que se passa no País. E digo infelizmente, porque mostra um Governo que é tão forte com quem tem menos e está mais desprotegido e consegue ir sempre cobrar a dívida a quem não a fez".

"Este problema é sobretudo um problema político. Estamos a falar de pessoas que pagaram a sua casa integralmente ao longo de 20 anos. Houve uma cooperativa que entrou em falência e o credor é o IHRU. As pessoas que aqui estão não têm nada a ver com esse processo de falência", prosseguiu a porta-voz do Bloco, defendendo que “o direito à habitação” deve ser reafirmado em Portugal.

"Em Portugal é possível penhorarem-se casas de uma forma demasiado fácil. Não pode ser. A habitação própria, permanente, de uma família tem de ser protegida. Quando as pessoas perdem tudo, não podem perder [também] o seu teto. Mas, num caso em que, ainda por cima, as casas já estão pagas, e quantas vezes pagas, isto é um assalto completo. E tem de ser travado", concluiu Catarina Martins.