
A Sobreviver é uma associação de defesa animal sem fins lucrativos que foi criada em 2003. Entre as actividades que desenvolve, destaca-se a manutenção de um abrigo onde cuidam de centenas de animais que foram abandonados ou recolhidos em situações de doença ou maus-tratos e a promoção da adopção. A associação tem ainda um papel importante na recolha de animais de rua, na prestação de cuidados médico-veterinários e na esterilização de centenas de animais por ano.
Apesar de desenvolver um trabalho necessário e cujo mérito é reconhecido, a associação não recebe qualquer ajuda pública da Câmara Municipal de Setúbal ou de outras entidades.
Depende exclusivamente do financiamento conseguido através de quotas e donativos. O terreno onde se encontra o abrigo está precariamente cedido por um particular e é mantido graças ao esforço de duas dezenas de voluntários. É urgente a Sobreviver ter um espaço seu para poder dar melhores condições aos animais que recolhe, acolhe e cuida.
O Bloco de Esquerda tem vindo a defender políticas de promoção do bem-estar animal que protejam os animais e respondam às necessidades sentidas pelas associações e entidades que se dedicam à defesa animal.