Share |

Deputada Mariana Aiveca faz pergunta ao Governo sobre falta de luz na Vila Maria

Na Vila Maria, em Setúbal, cerca de 35 famílias com 40 crianças estão sem eletricidade há 22 noites consecutivas. Trata-se de uma população extremamente carenciada, na sua maioria desempregada ou precária, a quem a luz foi cortada por viverem em casas de origem clandestina.

Apesar da vontade destas famílias de pagarem os seus consumos, a EDP e a Águas do Sado recusam-se a fazer contratos nestas condições. Desta forma, dezenas de famílias sem possibilidades económicas para arrendar uma casa são agora obrigadas a viver no escuro, numa insegurança ainda maior, sem eletricidade para conservar os alimentos, para se aquecerem ou para que as crianças possam fazer os deveres da escola.

A situação já veio a público, quer através dos meios de comunicação social quer num comunicado feito pelo Padre Constantino Alves (http://basefut.blogspot.pt/), mas as entidades envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal e a Segurança Social tardam em encontrar uma solução imediata para o drama destas famílias. Entretanto, dezenas de adultos e crianças vivem sem as mínimas condições.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, as seguintes perguntas:

1. Tem o MSESS conhecimento desta situação?

2. Que medidas irá o Ministério tomar para garantir uma solução definitiva para melhorar a situação dramática em que vivem estas famílias?