A DEPUTADA MARIANA AIVECA REÚNE COM ASSOCIAÇÕES DE PAIS E COM A DIRECÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO MONTIJO

Na sequência de várias perguntas dirigidas ao Ministério da Educação sobre os problemas com que se debatem alunos e comunidade educativa do Montijo, a deputada Mariana Aiveca reuniu, no dia 17 de Novembro, com representantes da Associação de Pais do Bairro da Caneira, do Bairro da Liberdade e da Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais para conhecer o desenvolvimento da situação.

Os constrangimentos ao regular funcionamento dos serviços de acção educativa decorrentes da alteração da Lei de transferência de competências do estado para as autarquias locais, o sub-dimensionamento de grande parte dos refeitórios das escolas num contexto de crise em que cada vez mais crianças recebem, na escola, a única refeição quente do dia e a insuficiência dos técnicos auxiliares de acção educativa foram alguns dos temas debatidos.

A deputada do Bloco de Esquerda salientou a necessidade de pressão continuada por parte das Associações de Pais na reivindicação, junto dos eleitos locais e nacionais, para a resolução dos problemas que enfrentam e manifestou toda a disponibilidade do Bloco de Esquerda para continuar a acompanhar e intervir na construção de propostas alternativas e exequíveis. Mariana Aiveca apresentou ainda as propostas do Bloco de Esquerda para combater a pobreza infantil, nomeadamente, a reposição do abono de família e a majoração dos dois primeiros escalões desta prestação; a reavaliação automática do escalão do abono de família para efeitos da ação social escolar sujeita a prazo de diferimento tácito de 30 dias e a majoração do abono de família em 20% nos agregados afetados pelo desemprego.

Da parte da tarde a deputada reuniu com a Direcção do Agrupamento de Escolas do Montijo onde o aumento flagrante de situações de carência e a insuficiência de técnicos de ação educativa foram assuntos igualmente discutidos. Os problemas com o amianto, presente em várias das escolas do agrupamento, os cortes nos orçamentos para o apoio às crianças com necessidades educativas especiais e os ataques aos professores e à escola pública, presentes nas políticas do governo e reforçadas no Orçamento de Estado 2014 foram também preocupações levantadas na reunião.

A criação de uma bolsa de manuais escolares, a reposição dos apoios às crianças com necessidades especiais ou o alargamento de creches e educação pré-escolar pública, bem como a isenção de taxas moderadoras são mais algumas das propostas que o Bloco de Esquerda propõe para o combate à pobreza infantil. A deputada garantiu que o Bloco de Esquerda continuará a lutar em defesa da Escola Pública e pela dignificação da profissão de professor.

Mais Imagens: