Amigo Luizi
Li com bastante atenção o teu artigo de opinião, na política as diferentes opiniões e a defesa de cada projecto político não podem ser confundidos com amizade entre as pessoas.
Tenho amigos nos vários partidos que intervêm na vida política local do nosso concelho, mas a amizade das pessoas é uma coisa na qual nos devemos congratular, outra é os projectos políticos de cada partido.
Nós estivemos juntos em vários momentos da vida política local:
Na campanha de Maria Lurdes Pintassilgo para a Presidência da República onde trabalhámos em conjunto e passámos muitas horas juntos onde fizemos um trabalho importante em torno desse projecto e estivemos juntos na Assembleia Municipal na mesma bancada durante vários anos, onde defendemos muitas vezes em conjunto propostas e projectos.
Como podia defender agora que as pessoas embora sejam de partidos diferentes não podem ser amigos? Claro que podemos e devemos ser amigos, embora tenhamos opiniões políticas diferentes.
O Bloco de Esquerda no processo de constituição do executivo da união das freguesias Montijo-Afonsoeiro, depois de várias semanas de impasse fez a seguinte proposta:
1- Um autarca do BE fará parte do executivo;
2- O BE aceitará o alargamento da participação no executivo por forças políticas da esquerda, se a CDU assim o decidir;
3- O BE não participará na junta de freguesia com a representação do PSD;
4- O BE terá total independência nas votações das propostas e nas suas intervenções políticas, quer ao nível da Assembleia de Freguesia quer na Junta de Freguesia;
5- O BE, mesmo que não venha a participar no executivo, não inviabilizará a sua constituição com outras forças partidárias.
Este último ponto mostra claramente que se o PSD chegasse a acordo com outras forças políticas, o Bloco de Esquerda mesmo não participando no executivo não inviabilizaria a solução, mais claro que isto não pode ser.
Nós ao afirmarmos que o PSD tem uma política de ROUBAR AOS POBRES PARA DAR AOS RICOS, estamos a ter uma posição política face a situação que se vive no país. Pode-se perguntar às pessoas, o que pensam da política do PSD, todos temos o direito de dar a nossa opinião é isso que o Bloco de Esquerda faz.
Pode-se dizer que não estão de acordo, estão no seu direito, mas não podem é obrigar o Bloco de Esquerda a não ter as suas opiniões.
Amigo Luizi não vale a pena levantar fantasmas ou esqueletos nos armários.
Tens todo o direito de ter a tua opinião, como eu tenho o direito de ter a minha, mas isso não impede as pessoas de serem amigas e poderem conviver umas com as outras.
Queria aproveitar esta oportunidade para desejar boas festas a todos e a todas.
Cipriano Pisco
Bloco de Esquerda Montijo